segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Origem do nome "jeep"


História dos 4x4



Ninguém sabe ao certo de onde vem o nome de Jeep. Uma das teorias diz que virá do boneco Eugene the Jeep.  Eugene era um boneco da banda desenhada Popeye, criado por Elzie Crisler Segar em 1936. Este, vivia num mundo de 3 dimensões. Eugene o Jeep, era um pequeno animal de olhar diabólico com o poder de viajar entre dimensões e resolver todos os tipos de problemas. Assim, ele conseguia fazer coisas incríveis como por exemplo atravessar paredes, andar pelos tectos e aparecer do nada. Podia ir a qualquer lado. Apareceu 4 anos antes de o exército começar a testar o seu veículo utilitário  de ¼ toneladas. Naquela altura os soldados começaram por chamar ao veículo Jeep à semelhança do boneco. Era um animalzinho esperto que tinha o poder de ir e vir a toda parte e de resolver todos os tipos de problemas.
Outra versão ainda, é a de Irving "Red" Haussman, o piloto de teste da Willys que testou o primeiro modelo e que fez uma demonstração para um grupo de Washington, D.C. No grupo tinha Katherine Hillyer, repórter do Washington Daily News que escreveu um artigo sobre o veículo, que foi publicado em Fevereiro de 1941 com a legenda da fotografia, "Jeep Escala Degraus do Capitólio". Esta foi talvez a primeira referência ao nome Jeep  pelos media.  
Qualquer que for a origem do nome Jeep , a marca Jeep  tornou-se uma das mais reconhecidas marcas no mundo.
Quando a Willys-Overland começou a produzir efectivamente o seu veículo militar polivalente (classificado como MA e depois, em 1941, como MB), o nome Jeep torna-se seu sinónimo e em muito pouco tempo um nome comum.

Alguns pesquisadores dizem que o nome Jeep  veio da pronúncia da sigla G.P., (General Purpose), termo criado pela engenharia da Ford. O nome era usado em Oklahoma já em 1934 para designar um camião equipado com equipamento especial para perfurar poços de petróleo. GP foi o nome que o exército deu a este veículo de reconhecimento, com tracção dianteira e capacidade de carga útil de 250 kg. Segundo o Coronel A. W. Herrington, esse nome era utilizado em Oklahoma desde 1934. A importância dos Jeep durante a Segunda Guerra Mundial é um facto incontestável. Tanto que o General George C. Marshall considerou o Jeep como "a maior contribuição da América à guerra moderna".O Jeep serviu em todas as frentes da Segunda Guerra: foi veículo de reconhecimento, pick-up e limousine de linha de frente. Serviu de carreta para metralhadoras, para porta-munições, transportou lixo, foi carregador de cabos e até taxi. Nas Ardenas, durante a batalha de Bulge (1944 / 45), os Jeep carregados de macas, transportando feridos, abriram caminho em direcção às zonas seguras, diante dos blindados nazistas. Os Jeep rebocaram canhões "antichar" (37 mm), das areias do Sahara, dos pântanos da Nova Guiné e das extensões nevadas da Islândia até os locais de combate. No Egipto, os britânicos usaram uma patrulha de Jeep para atacar uma frota de petroleiros, a caminho das forças armadas de Rommel, na véspera da batalha de El Alamein. Já em Guadalcanal, os Jeep fizeram parte do combate com os marinheiros americanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário